quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Banofee Pie - Receita detalhada

Após uns poucos dias merecidos de férias, estou de volta, e como não postei nada por estes dias, trouxe aqui um passo a passo de uma receita que amo.
Se existe um doce perfeito e fácil de fazer, é esta torta. Figurinha carimbada nos aniversários e dias festivos aqui em casa, o pessoal já cobra: cadê a Banofee?
O nome vem da mistura das palavras "banana e toffee", é uma sobremesa inglesa e existem várias versões, mas a base é sempre a mesma: bananas, leite condensado cozido, e creme de leite fresco. A mistura destes ingredientes dá um sabor único, não muito doce, simplesmente perfeito de ser saboreado.

Diz ai se não dá água na boca!!
Aproveitei que fiz um dia destes, para fotografar o passo a passo, irão concordar comigo que não requer muita habilidade.
Anota ai os ingredientes:
  • 04 ou 05 bananas cortadas na horizontal
  • 01 lata de leite condensado (precisa ser lata pois será cozido na panela)
  • 200 gr de bolacha maizena
  • 02 colheres de margarina s/sal
  • 300 gr de creme de leite fresco (nata)
  • 02 colheres de sopa de acuçar
  • Canela para polvilhar
Primeiro é preciso colocar o leite condensado para cozinhar na panela de pressão, cobrir a lata com água e fechar. O doce precisa ficar a ponto de colher, cozinho em torno de 35 a 40 min depois que ferve a panela, fica assim:
Cuidado! Só abrir a lata depois de fria, não quero que ninguém se queime!
Depois passamos para a base de bolacha. Triturar a bolacha no liquidificador até virar uma farinha, em um recipiente misturar esta farinha e a margarina com a ponta dos dedos, fica uma farofinha.
Forrar o fundo de uma forma de aro removível (26 cm) com esta farofinha pressionando bem com os dedos para formar o fundo da torta.

Levar ao forno pré aquecido por aproximadamente dez minutos. É bem rápido, varia um pouco devido a temperatura do forno, mas é o suficiente para dar uma douradinha na massa.
Retire do forno e espalhe o doce de leite encima desta massa alisando com as costas da colher.

Na receita original, a banana vai a torta crua, mas fiz uma pequena modificação, dou uma caramelada rápida na frigideira e na minha opinião fica mais saborosa.
Faz um caramelo na frigideira com uma colher de açucar e um pouco de água, e passa os pedaços de banana ligeiramente, dando uma virada para que caramelize os dois lados.


Em seguida coloca encima do doce de leite.
Bata a nata com o açúcar até ficar firme (muito cuidado para não passar de chantilly a manteiga). E coloque por cima da banana.
Polvilhe com canela e leve a geladeira até a hora de servir.

Se fizer comenta aqui, quero saber como foram os elogios…rs!!

Um comentário:

  1. Já fiz duas vezes..receita maravilhosa..ADORO!!!

    ResponderExcluir